Edição Atual

v. 21 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro
Publicado: 2019-07-19

Artigos

Ver Todas as Edições

Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) é uma publicação de acesso aberto que utiliza licença Creative Commons (Atribuição CC-BY). Editada desde 1999 pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), a RBEUR possui periodicidade quadrimestral.

A RBEUR tem por objetivo ser um veículo institucional de comunicação e difusão da produção no campo do planejamento e dos estudos urbanos e regionais, guardando a diversidade temática característica da Associação e pautando-se pelo estímulo à diversidade de pensamento e pela exigência de originalidade, rigor e excelência nos textos publicados. O conteúdo da RBEUR se dirige a um público multidisciplinar de professores, pesquisadores, estudantes e profissionais do campo do planejamento e dos estudos urbanos e regionais.

A RBEUR está registrada com o ISSN eletrônico 2317-1529 e o ISSN impresso 1517-4115 (até o volume 21). A Revista abrange as seguintes temáticas:

Seção 1 – Planejamento e Políticas Públicas 
Palavras-chave: Planejamento urbano e regional; Governança, participação e gestão urbana e regional; Políticas e programas urbanos e regionais; Serviços urbanos; Políticas habitacionais; Métodos, técnicas e instrumentos de planejamento; Financiamento de políticas urbanas e regionais.

Seção 2 – Espaço, Economia e População
Palavras-chave: Desenvolvimento regional; Conflitos e tendências espaciais do capitalismo; Integração, reconfiguração e desequilíbrio econômico no território; Fluxos populacionais e migrações; Trabalho, renda e mobilidade sócio-espacial; Financeirização e produção de espaço; Inovação tecnológica.

Seção 3 – Território, Cidadania e Direitos
Palavras-chave: Espaço público; Justiça social e sócio-ambiental; Desigualdade e segregação sócio-espacial; Participação e assessoria técnica e novos perfis formativos; Movimentos sociais, apropriação espacial e direito à cidade; Atores, minorias e territorialidades; Desenvolvimento local e comunitário.

Seção 4 – Cidade, História e Cultura
Palavras-chave: História e memória da cidade, do urbanismo, da habitação e da arquitetura; Processos de urbanização; Histórias da política e da gestão urbana; Cidade, patrimônio cultural e culturalização urbana; Configuração urbana, imagens e representações da cidade.

Seção 5 - Ambiente, Gestão e Desenvolvimento
Palavras-chave: Políticas ambientais; Desenvolvimento sustentável; Mudanças  climáticas, justiça ambiental; Desenvolvimento rural, novas ruralidades e fronteiras rural / urbano; Reservas e recursos naturais; Paisagem, memória ambiental, natureza e urbanização.