O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • São publicados apenas textos originais, inéditos e dentro do escopo da Revista.
  • Os textos não devem estar em avaliação em outros periódicos, mesmo que em outro idioma.
  • Os textos não devem conter quaisquer informações sobre os/as autores/as e/ou instituições de origem, nem mesmo nas referências bibliográficas, que devem evitar menções a trabalhos próprios.
  • Os textos devem estar estruturados de acordo com as normas para publicação e de formatação apresentadas na seção “NORMAS DE FORMATAÇÃO”
  • Os dados dos/as autores/as devem ser encaminhados em arquivo separado, enviado como documento suplementar, conforme indicado na seção “ENVIO DO TEXTO”
  • No caso de artigos em coautoria, deve ser identificada a contribuição de cada autor/a, conforme as orientações a seguir:
    a. fundamentação teórico-conceitual e problematização;
    b. pesquisa de dados e análise estatística;
    c. elaboração de figuras e tabelas;
    d. fotos;
    e. elaboração e redação do texto;
    f. seleção das referências bibliográficas.
  • Todos os artigos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) / Open Journal Systems (OJS).
  • São aceitos textos em português, espanhol e inglês.
  • Os artigos recebidos são submetidos à avaliação não identificada de dois/duas pareceristas com domínio sobre o conteúdo específico do trabalho (avaliação cega e por pares), externos à Comissão Editorial da RBEUR, podendo ser de instituições nacionais ou estrangeiras.
  • Em caso de discordância entre os dois pareceres o artigo será encaminhado a um/a terceiro/a avaliador/a, também reconhecido na área específica do trabalho, para que a decisão editorial seja tomada.
  • Após a avaliação, os artigos podem ser a) publicados sem modificações; b) publicados com modificações não substanciais; c) ressubmetidos a um novo processo de avaliação após modificações substanciais; e d) rejeitados.
  • O processo de avaliação dos artigos submetidos às chamadas temáticas específicas (Dossiês) será estritamente igual ao dos artigos encaminhados para fluxo contínuo.
  • Os/as autores/as se comprometem a arcar com os custos dos serviços de revisão textual e/ou de tradução dos artigos aprovados para publicação, oferecidos por profissionais credenciados pela Comissão Editorial da RBEUR, conforme valores acordados previamente entre a Comissão Editorial e as/os autoras/es, o que não constitui taxa de publicação. Trata-se de uma medida necessária para a sustentabilidade econômica da RBEUR, que ao aplicar o modelo de acesso livre às publicações renuncia ao apoio financeiro de seus leitores.
  • O conteúdo do manuscrito é de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
  • Os/as autores/as devem manifestar quaisquer possíveis conflitos de interesses em torno da submissão, visto que, ao enviar um manuscrito, são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os/as autores/as devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. De posse de todas as informações disponibilizadas pelos/as autores/as, a Comissão Editorial tem condições de dirimir conflitos de interesse que possam vir a surgir e que envolvam a própria Comissão e os/as revisores/as ad hoc.
    O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que possam influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

Diretrizes para Autores

NORMAS DE FORMATAÇÃO

1) Os textos encaminhados à seção “Artigos” devem ter entre 40.000 e 50.000 caracteres com espaçamento (incluindo título, resumo, tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas) e, no máximo, 10 elementos visuais.

2) Os textos encaminhados à seção “Resenhas” devem ter, no máximo, 18.000 caracteres com espaçamento, incluindo referências bibliográficas quando necessário.

3) Os textos devem ser enviados em formato PDF (Portable Document Format) e com fonte Arial tamanho 11; espaçamento de 1,5 cm; e margens laterais, superior e inferior de 2,5 cm.

4) Além de inseridos no corpo do texto, as tabelas e gráficos devem ser enviados em Excel (.xml), em arquivo separado.

5) O título e os subtítulos devem ser numerados e ordenados da seguinte maneira: 
Título: Arial, tamanho 14, normal, negrito;
1. Subtítulo 1: Arial, tamanho 12, normal, negrito; 
1.1. Subtítulo 2: Arial, tamanho 11, itálico, negrito;

1.1.1. Subtítulo 3: Arial, tamanho 11, sublinhado.

6) Todas as figuras, além de inseridas no texto, devem ser enviadas separadamente em grayscale (escala de cinza), em formato EPS ou TIF, com resolução de 300 dpi. Figuras coloridas devem ser readequadas a esse padrão.

7) As notas de rodapé devem ser utilizadas apenas para informações complementares e de natureza substantiva, sem ultrapassar 3 linhas, em fonte Arial tamanho 9, espaçamento simples.

8) As referências bibliográficas devem seguir as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e colocadas no final do texto, em ordem alfabética, de acordo com os exemplos abaixo:

Livro: SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

Artigo de periódico: PIQUET, R. P. S.; RIBEIRO, A. C. T. Tempos, ideias e lugares: o ensino do Planejamento Urbano e Regional no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 10, n. 1, p. 49-59, mai. 2008.

Capítulo de livro: LAFER, C. O Planejamento no Brasil: observações sobre o Plano de Metas (1956-1961). In: LAFER, B. M. Planejamento no Brasil. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1975. p. 29-50.

Trabalho publicado em Anais: VAINER, C. B. As escalas do poder e o poder das escalas: o que pode o poder local? In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 9, 2001, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Nacional da Anpur. Rio de Janeiro: ANPUR, 2001. p. 140-151.

* Se houver até três autores, todos devem ser citados; se mais de três, devem ser citados os coordenadores, organizadores ou editores da obra (por exemplo: LEME, M. C. (Coord.). O urbanismo no Brasil: 1895-1965. São Paulo: Studio Nobel; FAUUSP; FUPAM, 1999); ou utilizada a expressão “et al.” (por exemplo, LEME, M. C. et al. O urbanismo no Brasil: 1895-1965. São Paulo: Studio Nobel; FAUUSP; FUPAM, 1999).

9) As citações no decorrer do texto devem seguir a forma (Autor, data) ou (Autor, data, página), como nos exemplos: (LEME, 1999) e (SANTOS, 1996, p. 217). Se houver mais de um título do mesmo autor publicado no mesmo ano, eles devem ser diferenciados por uma letra após a data: (SANTOS, 1996a); (SANTOS, 1996b), etc.

10) Quando não houver informações sobre as referências, utilizar “s.n.”, “s.l.” e “s.d.” para, respectivamente, sine nomine (sem editora), sine loco (sem o local de edição) e sine data (sem referência de data).

 

ENVIO DO TEXTO

Primeiramente, faça seu cadastro no sistema ou acesse caso já seja cadastrado. Em seguida, siga rigorosamente os passos da submissão:

Passo 1: Nova submissão.

. Na aba “sobre” do site da RBEUR, clique em “submissões”.

. Em seguida, clique em “fazer nova submissão” para ser direcionado para o site do OJS.  

Passo 2: Entrando no sistema OJS

. Na aba “1.início” do site do OJS, escolha o idioma da submissão e a seção do RBEUR em que deseja publicar.

. Na seção “Requisito para envio de Manuscrito”, verifique e marque os requisitos obrigatórios para o envio do manuscrito.

. Na seção “Comentários para o Editor”, escreva, caso necessário, uma mensagem para o editor. Por exemplo: o presente artigo foi apresentado no XV EANPUR.

. Na seção “Contato correspondente”, marque a opção que autoriza o contato da revista com o(a)(s) autor(a)(es) do manuscrito.

. Na seção “Aceitar declaração de direitos autorais”, leia e marque as opções que confirmam a concordância com os termos de autoria e de privacidade da Revista.

. Em seguida, clique no botão “salvar e continuar”

11) Caso a referência seja identificada com o elocation-id, ele deve ser informado na citação. Por exemplo: SILVA, José. História das Religiões Afro-Brasileiras. Revista de História da UEG, v. 08, n. 01, e201901, 2019.

Passo 3: Transferência do manuscrito”

. Na aba “2.Transferênca do manuscrito”, escolha a opção “texto do artigo” no campo “componentes do artigo” para enviar o texto em pdf com título, resumo, tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas. Clique em continuar até o arquivo ser carregado.

. Na mesma aba, clique em “enviar arquivo” e escolha a opção “documento suplementar” para enviar o documento em pdf contendo os seguintes dados: 1) título do trabalho; 2) nome dos/as autores/as, formação e titulação acadêmica, e-mail, telefone e endereço para correspondência; 3) filiação institucional incluindo universidade, departamento/centro/faculdade, cidade, estado, país; 4) ORCID dos autores (registro gratuito em https://orcid.org/); 5) contribuição de cada autor conforme a seguinte orientação: a. fundamentação teórico-conceitual e problematização; b. pesquisa de dados e análise estatística; c. elaboração de figuras e tabelas; d. fotos; e. elaboração e redação do texto; f. seleção das referências bibliográficas; 6) resumo em português e abstract em inglês, contendo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, com indicação de 5 (cinco) a 7 (sete) palavras-chave e keywords; 7) agência(s) de fomento da pesquisa. Clique em continuar até o arquivo ser carregado.

. Caso o artigo contenha tabelas, gráficos e imagens, clique em “enviar arquivo” e escolha a opção “documentos gráficos complementares (imagens, tabelas, gráficos, etc.)” para enviá-los.  Clique em continuar até o arquivo ser carregado.

. Em seguida, clique no botão “salvar e continuar”

Passo 4: Dados de submissão (Indexação)

. Na aba “3. Dados de submissão”, incluir os seguintes dados: prefixo do título [se houver]; título; subtítulo; resumo; coautores e respectivos dados; palavras-chave; agência de fomento; ProjectID válido.

. Em seguida, clique no botão “salvar e continuar”

Passo 5. Confirmação da submissão

  • Concluir submissão: após concluídos e verificados os passos anteriores, confirme o envio do seu trabalho à Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. Um e-mail de confirmação será encaminhado em seguida. Acompanhe a situação da submissão, dentro do processo editorial da Revista, acessando o sistema como autor/a. 

 

Atenção! A Comissão Editorial se reserva o direito de não publicar artigos que, mesmo selecionados, não estejam rigorosamente de acordo com todas as normas apresentadas anteriormente.

Prof. José Tavares Correia de Lira

E-mail: revista@anpur.org.b 

 

 

Artigos

Esta seção publica artigos inéditos e originais que contribuam para o avanço do conhecimento teórico e/ou empírico das respectivas áreas de interesse da RBEUR. Os manuscritos encaminhados à Revista, uma vez aprovados pela equipe editorial, serão  submetidos à avaliação não identificada de, pelo menos, dois/duas pareceristas com domínio sobre o conteúdo do trabalho (avaliação cega e por pares). Os dossiês temáticos organizados pela RBEUR contarão com o mesmo processo de avaliação cega e por pares.

 

Resenhas

Esta seção publica resenhas que versem sobre livros, publicados nos últimos três anos, relacionados ao campo do Planejamento e dos Estudos Urbanos e Regionais. As resenhas serão avaliadas pela Comissão Editorial da RBEUR.

 

Artigos

Esta seção publica artigos inéditos e originais que contribuam para o avanço do conhecimento teórico e/ou empírico das respectivas áreas de interesse da RBEUR. Os manuscritos encaminhados à Revista serão submetidos à avaliação não identificada de, pelo menos, dois/duas pareceristas com domínio sobre o conteúdo do trabalho (avaliação cega e por pares). Os dossiês temáticos organizados pela RBEUR contarão com o mesmo processo de avaliação cega e por pares.

Resenhas

Esta seção publica resenhas que versem sobre livros, publicados nos últimos três anos, relacionados ao campo do Planejamento e dos Estudos Urbanos e Regionais. As resenhas serão avaliadas pela Comissão Editorial da RBEUR.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.