Em busca de uma agenda para o Planejamento Urbano e Regional: uma homenagem a Ana Clara Torres Ribeiro
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2013v15n1p11Palabras clave:
Planejamento Urbano e Regional, agenda, pós-graduação, Ana Clara Torres Ribeiro.Resumen
No âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES constatamos uma nova realidade da pós-graduação brasileira na Área de Planejamento Urbano e Regional que se constitui, nos últimos dez anos, através do credenciamento, de programas que (i) se encontram, em sua maioria, fora dos principais centros urbanos do país e (ii) estão voltados para a temática do desenvolvimento regional e da gestão territorial. O presente trabalho procura contribuir para uma reflexão acerca de uma agenda para a formação pós-graduada comprometida social e territorialmente em vista dos desafios que significam as condições atuais que se distinguem, significativamente, daquelas que alimentavam reflexões semelhantes no início do novo milênio as quais serão recuperadas em nossa argumentação, com a proposta de retomada de uma agenda formulada por Ana Clara Torres Ribeiro em 2002.
Descargas
Citas
ALVES, R. F.; BRASILEIRO, M.C. E.; BRITO, S. M. O. Interdisciplinaridade: um conceito em construção. Episteme, Porto Alegre, n. 19, p. 139-148, jul./dez, 2002.
BRANDÃO, C. A. Território & Desenvolvimento – as múltiplas escalas entre o local e o global. Campinas: Ed. Unicamp, 2007.
DIAZ, E. Fundamentos da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão (Painel 1). Encontro Acadêmico Internacional – Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Ambiente e Saúde. Brasília, 27 a 29.11.2012. Relatório Síntese. Brasília: CAPES, mimeo, 2012.
FLORIANI, D. Disciplinaridade e construção interdisciplinar do saber ambiental, Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 33-37, jul./dez., 2004.
GUNN, P. Retratando os avaliados nas áreas básicas da CAPES em 2001. A pesquisa nos programas de pós-graduação segundo uma “área ANPUR”. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 4, n. 1/2, p. 45-61, 2002. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1/2p45
JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. Imanência, História e Interdisciplinaridade. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (Org.) Interdisciplinaridade. Para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1997.
PIQUET, R., RIBEIRO, A. C. T. Tempos, ideias e lugares. O ensino do planejamento urbano e regional no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v.10, n. 1, p. 49-60, 2008. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2008v10n1p49
REPKO, A. F. Interdisciplinary research. Process and theory. Thousand Oaks, CA, London: Sage, 2012.
RIBEIRO, A. C. T. O ensino do planejamento urbano e regional – propostas à ANPUR. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, vol. 4, n. 1/2, p. 63-73, 2002.
RANDOLPH, R. Do planejamento colaborativo ao planejamento “subversivo”- reflexões sobre limitações e potencialidades de Planos Diretores no Brasil. Scripta Nova, Revista eletrônica de geografia y ciências sociales, v. XI, 245 (17), 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1) Los autores que publican en la RBEUR conservan los derechos sobre su obra y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, realizada bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir la obra y asegura el reconocimiento de la autoría y del vehículo de publicación original, la RBEUR.
2) Los autores son libres para publicar y distribuir de forma no exclusiva la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de un libro), reafirmando la autoría y el reconocimiento del vehículo de publicación original, la RBEUR.