Em busca de uma agenda para o Planejamento Urbano e Regional: uma homenagem a Ana Clara Torres Ribeiro
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2013v15n1p11Keywords:
Planejamento Urbano e Regional, agenda, pós-graduação, Ana Clara Torres Ribeiro.Abstract
No âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES constatamos uma nova realidade da pós-graduação brasileira na Área de Planejamento Urbano e Regional que se constitui, nos últimos dez anos, através do credenciamento, de programas que (i) se encontram, em sua maioria, fora dos principais centros urbanos do país e (ii) estão voltados para a temática do desenvolvimento regional e da gestão territorial. O presente trabalho procura contribuir para uma reflexão acerca de uma agenda para a formação pós-graduada comprometida social e territorialmente em vista dos desafios que significam as condições atuais que se distinguem, significativamente, daquelas que alimentavam reflexões semelhantes no início do novo milênio as quais serão recuperadas em nossa argumentação, com a proposta de retomada de uma agenda formulada por Ana Clara Torres Ribeiro em 2002.
Downloads
References
ALVES, R. F.; BRASILEIRO, M.C. E.; BRITO, S. M. O. Interdisciplinaridade: um conceito em construção. Episteme, Porto Alegre, n. 19, p. 139-148, jul./dez, 2002.
BRANDÃO, C. A. Território & Desenvolvimento – as múltiplas escalas entre o local e o global. Campinas: Ed. Unicamp, 2007.
DIAZ, E. Fundamentos da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão (Painel 1). Encontro Acadêmico Internacional – Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Ambiente e Saúde. Brasília, 27 a 29.11.2012. Relatório Síntese. Brasília: CAPES, mimeo, 2012.
FLORIANI, D. Disciplinaridade e construção interdisciplinar do saber ambiental, Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 33-37, jul./dez., 2004.
GUNN, P. Retratando os avaliados nas áreas básicas da CAPES em 2001. A pesquisa nos programas de pós-graduação segundo uma “área ANPUR”. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 4, n. 1/2, p. 45-61, 2002. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1/2p45
JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. Imanência, História e Interdisciplinaridade. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (Org.) Interdisciplinaridade. Para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1997.
PIQUET, R., RIBEIRO, A. C. T. Tempos, ideias e lugares. O ensino do planejamento urbano e regional no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v.10, n. 1, p. 49-60, 2008. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2008v10n1p49
REPKO, A. F. Interdisciplinary research. Process and theory. Thousand Oaks, CA, London: Sage, 2012.
RIBEIRO, A. C. T. O ensino do planejamento urbano e regional – propostas à ANPUR. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, vol. 4, n. 1/2, p. 63-73, 2002.
RANDOLPH, R. Do planejamento colaborativo ao planejamento “subversivo”- reflexões sobre limitações e potencialidades de Planos Diretores no Brasil. Scripta Nova, Revista eletrônica de geografia y ciências sociales, v. XI, 245 (17), 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors who publish in RBEUR retain the rights to their work and assign to the journal the right to first publication, performed under the Creative Commons Attribution License that allows work to be shared and assures the recognition of authorship and of the original publication vehicle, to RBEUR.
2) Authors are free to assume additional contracts separately, for publication and non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), reaffirming the authorship and recognition of the original publication vehicle, to RBEUR.