Sobre o Workshop de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p9Palabras clave:
ensino e pesquisa, política de pesquisa, avaliação de ensino.Resumen
O artigo introduz os temas abordados no Workshop de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais, colocando as inquietações básicas sobre o papel do ensino do terceiro grau e da pós-graduação em estudos urbanos e regionais: o debate entre ensino público e ensino privado, entre a formação acadêmica e a formação profissionalizante, a questão da avaliação do ensino e da política de pesquisa. O workshop foi organizado em palestras, sessões de trabalho e mesas-redondas. O texto descreve as palestras de Wrana Panizzi, que se refere à discussão sobre o ensino público, e o de Marco Lisboa, sobre a experiência da FGV/RJ. Relata também as palavras dos key-note speakers das sessões de trabalho, tanto a introdução à experiência didática na área, por Ana Clara Torres Ribeiro, como o processo de avaliação dos cursos, por Maurício de Abreu. Na sessão de trabalho sobre pesquisa os key-note speakers foram Philip Gunn, comentando as linhas de pesquisa privilegiadas pelos programas em planejamento urbano e regional, e Linda Gondim, sobre o mecanismo de avaliação das pesquisas e pesquisadores. O texto apresenta também as conclusões do evento, incorporando as sugestões da sessão final de enceramento.
Descargas
Citas
CHAUÍ, M. USP: a terceira fundação. Estudos Avançados, São Paulo, 8(22), p.49-68, 1994.
DURHAM, E. A Universidade e o ensino no Brasil. Revista Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n.63, p.31-50, julho 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1) Los autores que publican en la RBEUR conservan los derechos sobre su obra y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, realizada bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir la obra y asegura el reconocimiento de la autoría y del vehículo de publicación original, la RBEUR.
2) Los autores son libres para publicar y distribuir de forma no exclusiva la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de un libro), reafirmando la autoría y el reconocimiento del vehículo de publicación original, la RBEUR.