O planejamento territorial no Paraná baseado na atuação do Movimento Economia e Humanismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202043Palabras clave:
Planejamento Urbano e Regional, Plano de Desenvolvimento, SAGMACS, Louis-Joseph LebretResumen
Analisamos a atuação do Movimento Economia e Humanismo no Brasil com base nas ações da Sociedade para Análises Gráficas e Mecanográficas Aplicadas aos Complexos Sociais (SAGMACS), investigando as filiações teóricas e metodológicas em trabalhos elaborados pelo grupo para o estado do Paraná, entre 1955 e 1958 e em 1963. Esses trabalhos, realizados no campo disciplinar do planejamento urbano e regional, visavam à modernização do estado e de sua máquina administrativa e ao desenvolvimento econômico. Destacamos a relevância da SAGMACS no planejamento do território brasileiro considerando as publicações do Movimento Economia e Humanismo e de outros pensadores, cotejadas com a literatura que evidenciou as matrizes conceituais do grupo fundado na França, em 1941. Foi possível verificar que as ações da equipe coordenada por Louis-Joseph Lebret contribuíram para a institucionalização do planejamento regional no Brasil, para a formação de instituições de urbanismo e órgãos de assistência técnica, além de resultarem na reorganização do território do Paraná, indicando o planejamento dos seus polos regionais.
Descargas
Citas
ANGELO, M. R. de. Louis-Joseph Lebret e a SAGMACS. A formação de um grupo de ação para o planejamento urbano no Brasil. São Paulo: Alameda, 2013.
AUGUSTO, M. H. O intervencionismo estatal e ideologia desenvolvimentista. São Paulo: Símbolo, 1978.
BOSI, A. Economia e Humanismo. Revista de Estudos Avançados, São Paulo, v. 26, n. 75, 2012.
CESTARO, L. R. Planejamento urbano e regional no Brasil: as ideias, planos e contribuições de Lebret e da SAGMACS. São Paulo: Annablume, 2019.
CHIQUITO, E. de A. A Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai: do planejamento de vale aos polos de desenvolvimento. 2012. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012a.
CHIQUITO, E. de A. A criação da Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai: referencial norte-americano no planejamento regional brasileiro dos anos 1940-50. Revista FAAC Unesp, v. 2, n. 1, p. 69-78, 2012b.
CORDOVIL, F. C. S. As filiações teóricas dos escalões territoriais de análise do Plano de Desenvolvimento do Paraná elaborado pela SAGMACS. In: III SEMINÁRIO URBANISMO E URBANISTAS NO BRASIL, 2017, Recife. Anais [...]. Recife: MDU-UFPE, 2017. p. 62-76. Tema: Urbanistas e urbanismo moderno: trajetórias múltiplas e juízos historiográficos.
DOUSTDAR, N. M. O paranismo atualizado: a Democracia cristã e o planejamento no primeiro governo Ney Braga. 2010. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
ÉCONOMIE ET HUMANISME. Statuts d’Économie et Humanisme. Deposés a la Prefecture du Bouche-du- Rhône. 1941.
ÉCONOMIE ET HUMANISME. Manifeste d’Économie et Humanisme. Revue Économie et Humanisme, n. 1, 1942.
FELDMAN, S. 1950: a década de crença no planejamento regional no Brasil. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 2009, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPUR, 2009. p. 1-23. Tema: Planejamento e gestão de território: escalas, conflitos e incertezas.
FREY, J. P. Gaston Bardet. L’espace social d’une pensée urbanistique. Les Études sociales. Voyages d’expertise, n. 130, p. 57-82, 2º sem. 1999.
GARDIN, C. A Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai no planejamento regional brasileiro (1951-1972). Dourados, MS: Ed. da UFGD, 2009.
GOMES, C. A. F. Planejamento e industrialização em regiões periféricas: as ideias da Cepal no Projeto Paranaense de Desenvolvimento. 2010. Tese (Doutorado) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2010.
IPARDES – INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO. O Paraná reinventado: política e governo. 2. ed. Curitiba: Ipardes, 2006.
IZEPÃO, R. L. O planejamento governamental no Paraná. Economia, estado e política econômica. Maringá: , Eduem, 2013.
LEBRET, L. J. Rapport Conclusions provisoires du Voyage d’étude. [S.l.], 1952.
LEME, M. C. da S.; LAMPARELLI, C. M. A politização do urbanismo no Brasil: a vertente católica. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 2001, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPUR, 2001. p. 675-687.
LOURENÇO, G. M. Economia paranaense: restrições conjunturais e avanços estruturais. Revista da FAE, 2, n. 3, p. 1-8, set.-dez. 1999.
MAGALHÃES FILHO, F. de B. Da construção ao desmanche: análise do Projeto de Desenvolvimento Paranaense. Curitiba, Ed. da UFPR, 2011.
PARANÁ (Governo do Estado). Plano de Desenvolvimento do Paraná. Documento preliminar elaborado pela SAGMACS. Curitiba: Codepar: Pladep, 1963.
PELLETIER, D. Économie et Humanisme: De l’utopie communautaire au combat pour le tiers monde (1941-1966). Paris: Les Éditioins du Cerf, 1996.
PERROUX, F. A economia do século XX. Lisboa: Herder, 1967.
PONTUAL, V. P. Lebret na América Latina. In: XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE SOCIOLOGIA, 2011, Recife. Anais [...]. Recife, 2011.
PONTUAL, V. P. O urbanismo aplicado do mestre Gaston Bardet: conferências, cursos e instituições. Revista Urbana, 8, n. 3, p. 89-110, 2016a.
PONTUAL, V. P. Louis-Joseph Lebret e a América Latina: um exitoso laboratório de experiências em planejamento humanista. São Paulo: Letra Capital: UFPE, 2016b.
ROLDAN, D. D. Um ideário urbano em desenvolvimento. A experiência de Louis-Joseph Lebret em São Paulo de 1947 a 1958. 2012. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SAGMACS. Problemas de desenvolvimento. Necessidades e possibilidades do estado de São Paulo. São Paulo: CIBPU: SAGMACS, 1955.
SAGMACS. Problemas de desenvolvimento. Necessidades e possibilidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. São Paulo: CIBPU: SAGMACS, 1958.
SAUVY, Trois Monde, une planète. L’Observateur: politique, economique et littéraire, n. 118, p. 14, 1952.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1) Los autores que publican en la RBEUR conservan los derechos sobre su obra y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, realizada bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir la obra y asegura el reconocimiento de la autoría y del vehículo de publicación original, la RBEUR.
2) Los autores son libres para publicar y distribuir de forma no exclusiva la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de un libro), reafirmando la autoría y el reconocimiento del vehículo de publicación original, la RBEUR.