A favela depois do Estatuto da Cidade: novos e velhos dilemas à luz do caso do Poço da Draga (Fortaleza-CE)
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2008v10n2p97Palabras clave:
urbanização de favelas, Poço da Draga, Praia de Iracema, habitação popular, participação.Resumen
O trabalho discute intervenções do Poder Público em favelas, a partir do caso do Poço da Draga, comunidade existente na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE). O projeto de construção de um centro de feiras e eventos no local incluía a realocação dos favelados no bairro, em apartamentos construídos pelo governo estadual. Analisa-se o projeto de realocação do ponto de vista dos moradores, com destaque para a participação popular e o papel das ONGs. Consideram-se os moradores como sujeitos sociais concretos, e não como parte de uma idealizada “comunidade”. Assim, evidencia-se sua grande heterogeneidade em termos de situação familiar, renda, gênero, etc., bem como sua capacidade de formular alternativas que atendam a seus interesses.
Descargas
Citas
ACSELRAD, H. As práticas espaciais e o campo dos conflitos ambientais. I n: ACSELRAD, H. (org.). Conflitos ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2004, pp. 13-35.
ALBUQUERQUE, M. C. Participação cidadã nas políticas públicas. In: HERMANNS, K. (org). Participação Cidadã: novos conceitos e metodologias. Fortaleza: Fundação Konrad Adenauer, 2004, p. 15-60.
ALFONSÍN, B. M. Direito à moradia: instrumentos e experiências de regularização fundiária nas cidades brasileiras. Rio de Janeiro: FASE, 1997.
ALVES, J. E. D.; CAVENAGHI, S. Família e domicílio no cálculo do déficit habitacional no Brasil. In: Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 11., 2005, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador, 2005. Disponível em: www.anpur.org.br/XIEnanpur/454.pdf. Acesso em: 24 ago. 2007.
BARRY, J. Environment and social theory. Londres: Routledge, 1999.
CARDOSO, A. L. Urbanização de favelas no Brasil: revendo a experiência e pensando os desafios. In: Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 12., 2007, Belém. Anais.... Belém, 2007. CD – Rom.
Ceará – Secretaria da Infra-Estrutura – Seinfra. Centro Multifuncional de Eventos e Feiras do Ceará – Estágio atual dos estudos e projetos. 2002.
Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza –
CDPDH. Documento de estudo, sensibilização, pesquisa de indicadores para negociação do projeto proposto pelo Governo do Estado do Ceará. Fortaleza, 2001.
CDPDH. Comunidade Poço da Dr aga: levantamento sócio-econômico das famílias . Fortaleza, 2002a.
CDPDH. Preocupações e recomendações do CDPDH. Fortaleza, 2002b.
CDPDH. Capacitação, reconhecimento e síntese dos moradores por blocos e apartamentos. Fortaleza, 2003.
FERNANDES, E. Princípios, bases e desafios de uma política nacional de apoio à regularização fundiária sustentável. In: FERNANDES, E.; ALFONSÍN, B. M. Direito à moradia e segurança da posse no Estatuto da Cidade. Belo Horizonte: Fórum, 2006.
FERNANDES, E. Regularização de assentamentos informais: o grande desafio dos governos e da sociedade. In: CARVALHO, C. S. et al.(coord.). Acesso à terra urbanizada: implementação de planos diretores e regularização fundiária plena . Florianópolis: UFSC; Brasília: Ministério das Cidades, 2008.
FREIRE, L. Transformando a “favela” em “bairro”: observações antropológicas sobre o processo de implantação de uma política urbana na cidade do Rio de Janeiro (Brasil). In: ISCTE Conferences. 2007. Disponível em: http://conferencias.iscte.pt/viewpaper.php?id=144&print=1&cf=3 . Acesso: 15 ago. 2007.
FIX, M. Parceiros da exclusão: histórias da construção de uma “nova cidade” em São Paulo: Faria Lima e Água Espraiada. São Paulo: Boitempo, 2001.
GASPAR, L. M. Integração econômica e social de uma favela: estudo sobre o “Poço da Draga”. Fortaleza, [s.n.], 1970.
GONDIM, L. M. P. A manipulação do estigma de favelado na política habitacional do Rio de J aneiro. Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, vol. 12/13, n. 1/2, p . 27-44, 1981/1982.
GONDIM, L. M. P. O dragão da cultura contra a cidade partida: o Centro Cultural Dragão do
Mar e a problemática do espaço público em Fortaleza. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), 9, 2001. Rio de Janeiro. Anais... vol. 2, p. 922-935, jun. 2001, CD-Rom.
GONDIM, L. M. P. O Dragão do Mar e a Fortaleza pós-moderna: cultura, patrimônio e imagem da cidade. São Paulo: Annablume, 2006.
GONDIM, L. M. P. Estatuto da Cidade, planejamento urbano e a questão da fav ela: novas soluções para velhos problemas? Relatório de Pesquisa apresentado ao CNPq, Fortaleza, junho de 2009.
LENZI, C. L. Sociologia ambiental: risco e sustentabilidade na modernidade. Bauru-SP: Edusc, 2006.
MACHADO DA SILVA, L. A. A continuidade do “problema da favela”. In: OLIVEIRA, L. L. (org.). Cidade: história e desafios. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
MAGNANI, J. G. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, v. 17, n. 49, p. 11-29, jun. 2002.
MARICATO, E. As idéias fora do lugar e o lugar fora das idéias: planejamento urbano no Brasil. In: MARICATO, E. ;ARANTES, O.; VAINER, C. Acidade do pensamento único. Petrópolis: Vozes, 2000.
MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001. MONTEIRO, W. B. Curso de Direito Civil. São Paulo: Saraiva, 2003.
OLIVEIRA, H. M. A. O Poço da Draga “premiado”: O projeto de realocação e a construção do Centro Multifuncional de Feiras e Eventos do Ceará. 2003. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) – Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará.
OLIVEIRA, H. M. A. O Poço da Draga e a P raia de Iracema: convivência, conflitos e sociabilidades. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará.
SANTOS, C. N. F. Movimentos urbanos no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
SOUSA, V. B. A cidade e a favela: o Poço da Draga e a requalificação urbana em Fortaleza. 2006. Tese (Doutorado em Sociologia) Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba.
TASCHNER, S. P. O Brasil e suas favelas. In: ABRAMO, P. (org.). A cidade da informalidade. Rio de Janeiro: Livraria Sette Letras/Faperj, 2003.
United Nations Human Settlements Programme (UN-HABITAT). The challenge of slums: global report on human settlements 2003. Londres: Earthscan, 2003.
VALLADARES, L. P. A invenção da favela: do mito de origem à favela.com.Rio de Janeiro: FGV, 2005.
VARGAS, M. A. R. Construção social da moradia de risco: trajetórias de despossessão e resistência. 2006. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ZALUAR, A. A máquina e a revolta: as organizações populares e o significado da pobreza. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1) Los autores que publican en la RBEUR conservan los derechos sobre su obra y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, realizada bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir la obra y asegura el reconocimiento de la autoría y del vehículo de publicación original, la RBEUR.
2) Los autores son libres para publicar y distribuir de forma no exclusiva la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de un libro), reafirmando la autoría y el reconocimiento del vehículo de publicación original, la RBEUR.