O campo e a práxis transformadora do Planejamento: reflexões para uma agenda brasileira | The field and the transformative praxis of Planning: reflections for a brazilian agenda
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2016v18n3p381Keywords:
atuação profissional, bacharelado interdisciplinar, campo do planejamento, formação em planejamento, planejamento territorial, planejamento no Brasil.Abstract
O objetivo deste artigo é analisar, a partir dos conceitos bourdieusianos de campo, habitus e capital, como processos de reestruturação na economia, na política e na própria sociedade geraram uma série de desafios e oportunidades para a formação e atuação no planejamento do espaço e dos territórios no Brasil. Argumenta-se que as transformações no período pós-1970 produziram novas competências e habilidades para o planejamento que transbordaram a formação tradicional. Ao mesmo tempo, observase que o complexo brasileiro de instituições responsáveis pela formação e atuação profissional ainda está desarticulado e com alcance limitado para absorver as novas demandas que cercam o planejamento do país. É apresentada, sinteticamente, uma experiência em andamento na Universidade Federal do ABC (UFABC): um bacharelado interdisciplinar em planejamento territorial a partir da implantação da pósgraduação em planejamento e gestão dos territórios. Conclui-se com uma reflexão sobre a necessidade de uma agenda nacional pautada nesse tema.
Downloads
References
ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. Subsídios para a Reforma da Educação Superior. Rio de Janeiro: ABC, 2004.
BOURDIEU, P. Science de la science et reflexivité. Paris: Raisons d´Agir, 2001.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Ed. UNESP, 2004.
DALTON, L.C. Preparing planners for the breadth of practice. Journal of the American Planning Association, v. 73, n. 1, p. 35-48, 2007. http://dx.doi.org/10.1080/01944360708976135
EUROPEAN COUNCIL OF SPATIAL PLANNERS. Complete Charter. International Agreement and Declaration by the National Institutes and Associations of Professional Town Planners within the European Economic Community. [Online] City: Publisher. Disponível em: http://www.ectp-ceu.eu/index.php/en/about-us-2/founding-charter?id=89 . Acesso em: 19 set. 2016.
FAINSTAIN, S.; CAMPBELL, S. (Ed.). Readings in Planning Theory (Studies in Urban & Social Change). Chichester: Wiley-Blackwell, 2012
FRANK, A. I. et al. Educating planners in Europe: A review of 21st century study programmes. Progress in Planning, v. 91, p. 30-94, jul. 2014. https://doi.org/10.1016/j.progress.2013.05.001
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2011.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.
LIMONAD, E.; CASTRO, E. (Org.). Um novo planejamento para um novo Brasil? Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.
PIQUET, R., RIBEIRO, A. C. T. Tempos, ideias e lugares. O ensino do planejamento urbano e regional no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 10, n. 1, p. 49-60, maio 2008. https://doi.org/10.22296/2317-1529.2008v10n1p49
POPPER, K. R. A sociedade aberta e seus inimigos. Belo Horizonte: Itatiaia, 1998.
POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2011.
RANDOLPH, R. O Campo do Planejamento Urbano e Regional. Em busca de uma agenda para o Planejamento Urbano e Regional: uma homenagem a Ana Clara Torres Ribeiro. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 15, n. 1, p. 11-32, maio 2013. https://doi.org/10.22296/2317-1529.2013v15n1p11
RIBEIRO, A. C. T. O ensino do planejamento urbano e regional – propostas a ANPUR. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 4, n. 1/2, p. 63-73, maio/nov. 2002. https://doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p63
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Projeto pedagógico. Santo André: UFABC, 2006. Disponível em: http://www.ufabc.edu.br/images/stories/pdfs/institucional/projetopedagogico.pdf . Acesso em: 19 set. 2016.
VIGAR, G. Planning and professionalism: Knowledge, judgment and expertise in English planning. Planning Theory, v. 11, n. 4, p. 361-378, nov. 2012. https://doi.org/10.1177/1473095212439993
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors who publish in RBEUR retain the rights to their work and assign to the journal the right to first publication, performed under the Creative Commons Attribution License that allows work to be shared and assures the recognition of authorship and of the original publication vehicle, to RBEUR.
2) Authors are free to assume additional contracts separately, for publication and non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), reaffirming the authorship and recognition of the original publication vehicle, to RBEUR.