Espaços públicos e infâncias urbanas: a construção de uma cidadania contemporânea | Public spaces and urban childhoods: the construction of a contemporary citizenship
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2015v17n3p118Keywords:
infância, cidade, espaços urbanos, espaços públicos, cidadania.Abstract
Este artigo discute o lugar da criança nos espaços urbanos e sua relação com a sociedade contemporânea, tendo como fundamento a ideia de que a cidadania é estruturada a partir da experiência, da apropriação e da identificação dos sujeitos com a cidade. Busca-se dar voz a atores sociais excluídos dos processos de mobilização social. Pela análise da dinâmica socioespacial brasileira, observa-se que as cidades são planificadas sem considerar os desejos e as necessidades das crianças, normalmente confinadas em espaços privados e especializados, o que reforça sua marginalização e segregação social. Fundamentado na participação das crianças em uma coletividade, o artigo evidencia que a apropriação dos espaços urbanos pela infância pode contribuir tanto para a reelaboração da noção de cidade como espaço comum, igualitário e compartilhado, quanto para a construção e a vivência da cidadania na infância.
Downloads
References
AITKEN, S. Do Apagamento à Revolução: o direito da criança à cidadania/direito à cidade. Revista Educação e Sociedade, Campinas. v. 35, n. 128. p. 629-982, jul./set. 2014.
ALDEROQUI, S. S. La ciudad: un territorio que educa. Caderno CRH, Salvador, v. 16, n. 38, p. 153-176, jan./jun. 2003.
ALMEIDA, E. Arte lúdica. São Paulo: Edusp, 1997.
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
ARIÈS, P. História Social da Infância e da Família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
BAUDRILLARD, J. À sombra das maiorias silenciosas. O fim do social e o surgimento das massas. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BORJA, J. Els reptes del territori i els drets de la ciutadania. Barcelona: Ajuntament de Barcelona, 1999.
CARDOSO, B. B. Infâncias urbanas multidiscursivas. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL. 5., 2010,
Brasília. Anais do V Simpósio Nacional de História Cultural: Paisagens subjetivas e paisagens sociais. Brasília: UnB, 2010.
CARLOS, A. F. A. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007.
CASTELLS, M. Espacios públicos en la sociedad informacional, In: SUBIRÓS, P. (Ed.) Ciutat real, ciutat ideal, urbanitats. Barcelona: Centro de Cultura Contemporánea de Barcelona, 1998.
DEBORTOLI, J. A. O.; MARTINS, M. F. A.; MARTINS, S. (Org.). Infâncias na Metrópole. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2003.
DELGADO, M. Prólogo. In: CABANELLAS, I.; ESLAVA, C. (Coord.). Territorios de la infancia. Diálogos entre arquitectura y pedagogía. Barcelona: Editorial Graó, 2014. p. 11-17.
FORTUNA, C. (Org.). Cidade, Cultura e Globalização. Oeiras: Celta Edições, 2001.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1993.
GEHL, J. Cidades para pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública. Investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
INDOVINA, F. Un escrit: Ciutat/nens, una simbiosi la ciutat a la fi del mil.leni. In: JORNADES BARCELONA A L’ESCOLA, 4., 1995, Barcelona. Jornades Barcelona a l’escola. Barcelona, 1995.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico Nacional. Rio de Janeiro: Ed. IBGE, 2010.
JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2011.
LEFEBVRE, H. La producción del espacio. Madrid: Capitán Swiny, 2013.
LIMA, M. S. A Cidade e a Criança. São Paulo: Nobel, 1989.
LOUREIRO, A. S. S. A cidade também é nossa: jardim-de-infância, espaço urbano e educação para a cidadania. 2010. Dissertação (Mestrado em Sociologia da Infância) - Universidade do Minho, Braga, 2010.
MALHO, M. J. A criança e a cidade: independência de mobilidade e representações sobre o espaço urbano. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA. 5., 2004, Lisboa. Actas dos ateliers do V Congresso Português de Sociologia. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia, 2004. p.49-56.
MENDONÇA, E. M. S. Apropriações do espaço público: alguns conceitos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p.296-306, ago. 2007.
NIEMEYER, C. A. C. Parques Infantis de São Paulo. Lazer Como Expressão de Cidadania. São Paulo: Annablume; Edusp, 2002.
OLIVEIRA, C. O Ambiente Urbano e a Formação da Criança. São Paulo: Aleph, 2004.
POSTMAN, N. O desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 1999.
SALDANHA, N. O jardim e a praça. O privado e o público na vida social e histórica. São Paulo: Edusp, 1993.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1996.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1997.
SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SA.RMENTO, M. J; CERISARA A. B. (Org.). Crianças e miúdos: Perspectivas sociais pedagógicas da infância e da educação. Porto: ASA, 2004. p. 9-34.
SARMENTO, M. J. (Org.). 3C – Crianças, Cidades, Cidadania. Braga: Universidade do Minho; IEC, 2008.
SARMENTO, M. J. Notas sobre a infância e a cidade. Braga: Universidade do Minho; IEC, 2009.
SARMENTO, M. J.; FERNANDES, N.; TOMÁS, C. Políticas públicas e participação infantil. Revista Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 25, p. 183-206, 2007.
SOBARZO, O. A produção do espaço público: da dominação à apropriação. Revista GEOUSP, São Paulo, n. 19, p.93-111, maio 2006.
TAVARES, M. T. G. Infância(s) em periferias urbanas: o direito à cidade e a formação das professoras da infância numa escolar de educação infantil. Revista Aleph, Niterói, v. 11, n. 22, p.33-49, dez. 2014.
TONUCCI, F. La città dei bambini. Un modo nuovo di pensare la città. Bari: Editori Laterza, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors who publish in RBEUR retain the rights to their work and assign to the journal the right to first publication, performed under the Creative Commons Attribution License that allows work to be shared and assures the recognition of authorship and of the original publication vehicle, to RBEUR.
2) Authors are free to assume additional contracts separately, for publication and non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), reaffirming the authorship and recognition of the original publication vehicle, to RBEUR.