Novas lógicas espaciais do setor de transporte aéreo regional no estado de São Paulo | New spatial logics of the regional air transport sector in the state of São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2016v18n1p148Keywords:
transporte aéreo regional, fluxos, aeroportos, estado de São Paulo, reestruturação urbana, industrial e regional.Abstract
Aparentemente, a importância do setor de transporte aéreo regional parece reduzida, se comparada ao setor aéreo nacional e internacional; contudo, quando o observamos mais profundamente, notamos que esse segmento favorece a integração territorial, coopera com a configuração das interações espaciais e engendra um efeito multiplicador da fluidez. Esse setor contribui com a rede de relações econômicas do estado mais rico do país, considerando o papel de São Paulo na dinâmica econômica nacional. Analisamos neste artigo o setor aéreo regional do estado de São Paulo, levando em conta os fluxos aéreos entre o interior paulista, a capital e a Região Metropolitana. Como demonstraremos, as novas lógicas espaciais são definidas em função do novo papel desempenhado pelas cidades do interior paulista e por seus aeroportos, tendo como essencial o reordenamento territorial produzido pelo processo de reestruturação urbana, industrial e regional. Buscamos associar essa disjunção produtiva a uma contiguidade capital-interior no sentido da complementaridade espacial provocada pelo setor aéreo regional.
Downloads
References
AGÊNCIA NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Anuários Estatísticos.
Brasil. Brasília: ANAC, 2007.
AGÊNCIA NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Anuários Estatísticos. Brasil. Brasília: ANAC, 2008.
AGÊNCIA NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Anuários Estatísticos. Brasil. Brasília: ANAC, 2009.
AGÊNCIA NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Anuários Estatísticos. Brasil. Brasília: ANAC, 2010.
AGÊNCIA NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Anuários Estatísticos. Brasil. Brasília: ANAC, 2011.
AGÊNCIA NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Anuários Estatísticos. Brasil. Brasília: ANAC, 2012
AGÊNCIA NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Anuários Estatísticos. Brasil. Brasília: ANAC, 2013.
ALMEIDA, P. H. Aeroportos e desenvolvimento local - o caso de Salvador. In: ALMEIDA, P. H.; BRITTO, E. A.; MENDONÇA, J. (Org.). Serviços estratégicos na Região Metropolitana de Salvador. Salvador: SEI, 2004. p. 107-136.
BENKO, G. Economia, espaço e globalização na aurora do século XXI. São Paulo: Hucitec, 1996.
CAMILO PEREIRA, A. P. Transporte aéreo regional no estado de São Paulo. 263 f. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2010.
CAMILO PEREIRA, A. P.. Asas da centralidade em céus conhecidos: a dinâmica empresarial do setor de transporte aéreo no território brasileiro. Tese 2014. (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
CAPPA, J. Os aeroportos de Viracopos e de São José dos Campos e as estratégias empresariais no mercado mundial. Pesquisa & Debate, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 67-82, 2007.
CORDEIRO, H. K.; LADEIRA, F. S. B. O espaço aéreo favorece a desterritorialização? In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. A.; SILVEIRA, M. L. Território: globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 283-295.
CORRÊA, R. L. Interações Espaciais. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Explorações geográficas: percursos no fim do século. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. p. 279-318.
DEPARTAMENTO AEROVIÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO (DAESP). Estatísticas. São Paulo: DAESP, 2012.
DIAS, L. C. Os sentidos da rede: notas para discussão. In: DIAS, L. C.; SILVEIRA, R. L. L. (Org.). Redes, sociedades e territórios. Rio Grande do Sul: EDUNISC, 2005. p. 11-28.
EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA (INFRAERO). Dados Estatísticos. Brasília: INFRAERO, 2012.
FUNDAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE DADOS (SEADE). Dados Estatísticos. São Paulo: SEADE, 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Regiões de Influência das Cidades (REGIC). Rio de Janeiro: IBGE, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Dados Estatísticos. Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2001.
IZIQUE, C. O relevo econômico do interior. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 197, p. 72-77, jul. 2012.
LENCIONI, S. Reestruturação urbano-industrial no Estado de São Paulo: a região da metrópole desconcentrada. Espaço & Debates, São Paulo, n. 38, p. 54-61, 1994.
LENCIONI, S. Concentração e centralização das atividades urbanas: uma perspectiva multiescalar. Reflexões sobre o caso de São Paulo. Revista de Geografía Norte Grande, Santiago, n. 39, p. 7-20, maio 2008.
LIMONAD, E. Urbanização e organização do espaço na era dos fluxos. In: BECKER, B.; SANTOS, M. (Org.). Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 69-88.
OLIVEIRA, A. V. M. Transporte aéreo: economia e políticas públicas. São Paulo: Pezco, 2009.
RAMOS, T. M. A. Interações espaciais no estado de São Paulo: uma análise comparativa entre dois tipos de redes. Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ, Rio de Janeiro, v. 21, p. 76-95, 1998.
SANTOS, M. A natureza do espaço. Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002.
SANTOS, M. Economia Espacial: críticas e alternativas. São Paulo: EDUSP, 2003.
SPOSITO, E. S. Eixos de desenvolvimento em São Paulo. Relatório de Pesquisa I Mapa da indústria no início do século XXI. Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2007a.
SPOSITO, E. S. Reestruturação produtiva e a reestruturação urbana no Estado de São Paulo. Scrpita Nova – Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, Barcelona, v. XI, n. 245 (69), n. p., ago. 2007b.
TUROLLA, F. A; LIMA, M. F. F; OHIRA, T. H. Políticas públicas para a melhoria da competitividade da aviação regional brasileira. Journal of Transport Literature, São José dos Campos, v. 5, n. 4, p. 188-231, out. 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors who publish in RBEUR retain the rights to their work and assign to the journal the right to first publication, performed under the Creative Commons Attribution License that allows work to be shared and assures the recognition of authorship and of the original publication vehicle, to RBEUR.
2) Authors are free to assume additional contracts separately, for publication and non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), reaffirming the authorship and recognition of the original publication vehicle, to RBEUR.