A importância da macrometrópole paulista como escala de planejamento de infraestruturas de circulação e de transporte
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2010v12n1p83Keywords:
São Paulo, macrometrópole, infraestrutura, circulação e transportes, planejamento.Abstract
Uma das características recentes do planejamento de sistemas de infraestrutura regionais em São Paulo é o reconhecimento da Macrometrópole paulista como recorte necessário para a análise de benefícios e de impactos de projetos. Este artigo examina a estruturação da metrópole de São Paulo e de seu espaço econômico expandido a partir de suas múltiplas escalas de planejamento, com destaque para o papel das infraestruturas de circulação e de transportes como fatores primordiais de transformação da dinâmica econômica regional. A partir da avaliação histórica e relacional desses planos e projetos infraestruturais aponta seus potenciais impactos na estruturação da macrorregião.
Downloads
References
AB’SABER, A. A originalidade do sítio da cidade de São Paulo. In: São Paulo: ensaios entreveros. São Paulo: EDUSP, Imprensa Oficial, 2004.
ASQUINO, M. S. Infra-estrutura e planejamento na metrópole de São Paulo: entre as escalas regionais e o impacto local. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
BOECHAT, I. EcoRodovias e Bracor se unem no setor de terminais logísticos. Valor Econômico, São Paulo, 23 abr. 2008.
BORJA, J.; CASTELLS, M. Local y Global: la gestión de las ciudades en la era de la información. Madrid: Taurus, 1997.
BRAGA, V. O PDDT e a fluidez territorial no Estado de São Paulo: o projeto dos Centros Logísticos Integrados. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
BRASIL; INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Regiões de influência das cidades. Brasília: IBGE, 2008.
BRASIL; MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO. Estudo da dimensão territorial para o planejamento. Brasília: MPOG, 2008.
CANO, W. Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil 1930-1970. São Paulo: Editora Unesp, 2007. CPTM: PLANO DE EXPANSÃO. Disponível em: http://www.emplasa.sp.gov.br . Acesso em 08 dez. 2009.
FERROANEL E A TRANSPOSIÇÃO DE CARGA NA RMSP. Disponível em: http:// www.aeamesp.org.br/downloads/Ivan%20Regina%20Ferroanel%2030_out_2007.pdf . Acesso em 08 fev. 2009.
INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS APLICADAS; INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Caracterização e tendências da rede urbana do Brasil: configurações atuais e tendências da rede urbana. Brasília: IPEA, 2001.
MELO, A. Demanda logística na região crescerá 25% neste fim de ano. Diário do Grande ABC, Santo André, 08 dez. 2009.
MEYER, R. M. P. São Paulo anos 50: metrópole e urbanismo. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
MEYER, R. M. P.; GROSTEIN, M. D.; BIDERMAN, C. São Paulo Metrópole. EDUSP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
MONGIN, O. A condição urbana: a cidade na era da globalização. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.
PACHECO, C. A. A fragmentação da nação. Tese (Doutorado) – Instituto de Economia, Unicamp, Campinas, 1998.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO E ZONEAMENTO DO PORTO DE SANTOS. Disponível em:
http://www.portodesantos.com.br/pdz.php . Acesso em 08/12/2009.
PRADO JUNIOR, C. O fator geográfico na formação e no desenvolvimento da cidade de São Paulo. Evolução política do Brasil e outros estudos. São Paulo: Brasiliense, 1972.
PROJETO TAV BRASIL: RIO DE JANEIRO – SÃO PAULO – CAMPINAS. Disponível em: http://www.tavbrasil.gov.br . Acesso em 08/12/2009.
RODRIGUES, L. Crise não afeta construção de galpões. Gazeta Mercantil, São Paulo, 16 out. 2008.
SANTOS, E. C. Diretrizes de planejamento estratégico de uso e ocupação do solo urbano para Portos Secos. Tese (Doutorado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2004.
SÃO PAULO (Estado); COMISSÃO ESPECIAL DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Relatório de atividades 2008. São Paulo: CESPEG, 2008.
SÃO PAULO (Estado); COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO. Evolução da rede básica do Metrô: 1968-1985. São Paulo: METRÔ, 1987.
SÃO PAULO (Estado); DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA; COBRAPE. Plano Diretor de aproveitamento de recursos hídricos para a Macrometrópole paulista: relatório intermediário 1. São Paulo: DAEE, COBRAPE, 2009.
SÃO PAULO (Estado); DESENVOLVIMENTO RODOVIÁRIO S. A. Anel rodoviário: relatório de planejamento. São Paulo: DERSA, 1991.
SÃO PAULO (Estado); DESENVOLVIMENTO RODOVIÁRIO S. A.; BUPEC CONSULTORES ASSOCIADOS. Plano de localização de terminais rodo-ferroviários na Região Metropolitana de São Paulo. São Paulo: BUPEC, 1989.
SÃO PAULO (Estado); DESENVOLVIMENTO RODOVIÁRIO S. A.; FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Programa Rodoanel Mário Covas: Avaliação Ambiental Estratégica. São Paulo: DERSA, FESPSP, 2004.
SÃO PAULO (Estado); DESENVOLVIMENTO RODOVIÁRIO S. A.; JESUS, J. W. Anéis rodoviários. São Paulo: DERSA, 1992.
SÃO PAULO (Estado); DESENVOLVIMENTO RODOVIÁRIO S. A.; REYES, A. L. O. Análise e avaliação de alternativas do rodoanel de São Paulo: um enfoque multicriterial. São Paulo: DERSA, 1992.
SÃO PAULO (Estado); DESENVOLVIMENTO RODOVIÁRIO S. A.; VETEC ENGENHARIA; VENCE ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS. Via de Interligação Rodoviária: rodoanel. São Paulo: VETEC, VENCE, 1992.
SÃO PAULO (Estado); EMPRESA PAULISTA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO S.A. Subsídios para o Plano Plurianual 2008-2011: Região Metropolitana de São Paulo. São Paulo: EMPLASA, 2007.
SÃO PAULO (Estado); FUNDAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE DADOS. Atlas Seade da Economia Paulista. São Paulo: SEADE, 2006.
SÃO PAULO (Estado); FUNDAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE DADOS. PIB dos municípios paulistas em 2007. São Paulo: SEADE, 2009.
SÃO PAULO (Estado); INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS. Agenda de competitividade para a economia paulista. São Paulo: IPT, 2007a.
SÃO PAULO (Estado); SECRETARIA DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO. Plano Plurianual 2008-2011: Lei n.º 13.123 de 8 de julho de 2008. São Paulo: SEP, 2008.
SÃO PAULO (Estado); SECRETARIA DOS TRANSPORTES; DESENVOLVIMENTO RODOVIÁRIO S.A. PDDT Vivo 2000-2020: 2.ª Versão. São Paulo: ST, 2003.
SÃO PAULO (Estado); SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS. Pitu 2020: Plano Integrado de Transportes Urbanos para 2020. São Paulo: STM, 1999.
SÃO PAULO (Estado); SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS. Pitu 2025: Plano Integrado de Transportes Urbanos – Síntese. São Paulo: STM, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors who publish in RBEUR retain the rights to their work and assign to the journal the right to first publication, performed under the Creative Commons Attribution License that allows work to be shared and assures the recognition of authorship and of the original publication vehicle, to RBEUR.
2) Authors are free to assume additional contracts separately, for publication and non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), reaffirming the authorship and recognition of the original publication vehicle, to RBEUR.