O planejamento de campi universitários como prática participativa e educativa
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2012v14n1p187Keywords:
planejamento, campus, participação, educação, sustentabilidade.Abstract
Neste trabalho, são discutidas duas experiências de planejamento de campi universitários norte-americanos que tiveram como principal pressuposto a participação ativada comunidade acadêmica: “The Oregon Experiment”, promovido pela Universidade de Oregon na década de 1970, e o projeto do Lewis Center for Environmental Studies no Collegede Oberlin (Ohio), realizado vinte anos depois, em uma década já fortemente marcada pela emergência da questão ambiental. Não obstante as duas experiências tenham se orientado por distintas teorias e princípios de planejamento historicamente situados, no artigo procura-se evidenciar o conteúdo comum a ambas, que remete ao entendimento da participação como práxis e do campus como um laboratório ideal para a sua realização.
Downloads
References
ALEXANDER, C.; SILVERSTEIN, M.; ANGEL, S.; ISHIKAWA, S.; ABRAMS, D. Urbanismo y Participación. El caso de la Universidad de Oregón – The Oregon Experiment. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.
ALLMENDINGER, P. Planning in post-modern times. London: Routledge, 2001.
BENDER, T. The University and the city: from medieval origins to the present. New York: Oxford University Press, 1988.
BOMENY, H. A Reforma Universitária de 1968, 25 anos depois. S.d. Disponível em: http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_26/rbcs26_04.htm . Acesso em: 13 abr. 2010.
CAMPBELL, S. Green cities, growing cities, just cities? Urban planning and the contradictions of sustainable development. Journal of the American Planning Association, v. 3, n. 62, p. 296-312, 1996.
CARSON, R. Primavera Silenciosa. São Paulo: Melhoramentos, 1964.
CARVALHO, I. C. M. A invenção ecológica: narrativas e trajetórias da educação ambiental no Brasil. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2001.
FOUTO, A. R. F. O papel das universidades rumo ao desenvolvimento sustentável: das relações internacionais às práticas locais. Mar. 2002. Disponível em: http://campusverde/ pt . Acesso em: 03 jun. 2006.
FOX, S. The American Conservation Movement. John Muir and his legacy. Boston: The University of Wisconsin Press, 1981.
GLASSER, H. “Minding the gap: the role of social learning in linking our stated desire for a more sustainable world to our everyday actions and policies”. In: WALS, A. E. J. (Ed.). Social learning: towards a sustainable world. Wageningen: Wageningen Academic Publishers, 2007. p. 35-62.
JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MACEDO, A. C. O desenho do campus universitário. Projeto, São Paulo, n. 93, p. 96-98, nov. 1986a.
MACEDO, A. C. O meio ambiente do campus universitário e seu projeto. Projeto, São Paulo, n. 94, p. 104-106, dez. 1986b.
PAVESI, A.; FREITAS, D. A problemática socioambiental na formação do arquiteto: perspectivas e desafios apontados por um estudo do currículo de um curso de arquitetura e urbanismo. Revista Risco, n. 7, p. 107-122, 2008.
ORR, D. W. Design on the edge: the making of a high-performance building. Cambridge: The MIT Press, 2006.
SACHS, I. “Estratégias de transição para o século XXI”. In: BURSZTYN, M. (Org.). Para pensar o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 29-56.
SILVA, T. T. O que produz e o que reproduz em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
SOUZA, M. P. S. Instrumentos de Gestão Ambiental: fundamentos e práticas. São Carlos: Riani Costa, 2000.
WRIGHT, T. Definitions and Frameworks for Environmental Sustainability in Higher Education. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 3, n. 3, p. 203220, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors who publish in RBEUR retain the rights to their work and assign to the journal the right to first publication, performed under the Creative Commons Attribution License that allows work to be shared and assures the recognition of authorship and of the original publication vehicle, to RBEUR.
2) Authors are free to assume additional contracts separately, for publication and non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), reaffirming the authorship and recognition of the original publication vehicle, to RBEUR.