Condições de mobilidade urbana em tempos de expansão imobiliária: contradições na Região Metropolitana de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202523Palavras-chave:
Políticas habitacionais, Planejamento urbano, Infraestrutura urbana, Mobilidade urbana, Mercado imobiliário, AcessibilidadeResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa que toma como ponto de partida um conjunto de análises sobre o “boom imobiliário” e sobre a “crise da mobilidade urbana” no Brasil, nas décadas de 2000 e 2010, quando se apontou para piora nas condições de mobilidade urbana, predominância do transporte individual motorizado, intensa dinâmica imobiliária, aumento do preço dos imóveis e espraiamento urbano. Por meio de abordagem multiescalar e com múltiplas variáveis, apresenta-se um conjunto de contradições entre a intensificação da produção imobiliária residencial, a produção de infraestrutura e serviços de transporte coletivo, a expansão do uso do transporte individual motorizado e as condições de mobilidade urbana decorrentes, com ênfase na Região Metropolitana de São Paulo.
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